Frase

"Não sei, deixo rolar. Vou olhar os caminhos... o que tiver mais coração, eu sigo." (CFA)







segunda-feira, 28 de junho de 2010

Caio Fernando Abreu: o poeta da alma.


É tão bom quando ouvimos ou lemos algo com que nos identificamos. Uma boa música ou um bom poema, geralmente, são assim classificados por nós, quando nos identificamos com seu conteúdo: quando parece que o autor "arrancou" as palavras da nossa garganta, do nosso peito. Caio Fernando Abreu faz isso comigo, a todo tempo. São poucos os textos dele que não me tocam a ponto de me fazerem pensar: "Caramba, parece que fui eu que escrevi." Assim como eu digo no meu perfil, aqui descrito no blogger, as manifestações de arte fazem com que nos sintamos menos aflitos diante dos nossos conflitos internos. Pode soar um tanto cruel, mas nos conforta saber que alguém, antes de nós, sentiu o que estamos sentindo. Mas não nos conforta somente por isto... é principalmente porque, na maioria das vezes, quando os poetas expõem em palavras o que sentem, AJUDAM-NOS a COMPREENDER o que sentimos... a nomear, a definir, a precisar. Divino isso. Viva a linguagem! Só me sinto superior aos animais nesse sentido... a linguagem é um bem precioso que temos.

Sobre o CFA (hoje o post é dedicado à ele):
Caio Fernando Abreu
Nascimento 12 de Setembro de 1948
Santiago, Rio Grande do Sul
Morte 25 de Fevereiro de 1996 (47 anos)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Nacionalidade brasileira
Ocupação jornalista, escritor, dramaturgo

Caio Fernando Loureiro de Abreu (Santiago, 12 de setembro de 1948 — Porto Alegre, 25 de fevereiro de 1996) foi um jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro.

Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão. Apresenta uma visão dramática do mundo moderno e é considerado um "fotógrafo da fragmentação contemporânea".

Para mim, suas melhores frases:

"Menos pela cicatriz deixada, uma ferida antiga mede-se mais exatamente pela dor que provocou, e para sempre perdeu-se no momento em que cessou de doer, embora lateje louca nos dias de chuva."

Não, meu bem, não adianta bancar o distante: lá vem o amor nos dilacerar de novo...(hahaha, ótima!)

"Te desejo uma fé enorme, em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia, me deseja também uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em tudo outra vez."

"Não, você não sabe, você não sabe como tentei me interessar pelo desinteressantíssimo."

"Acho que sou bastante forte para sair de todas as situações em que entrei, embora tenha sido suficientemente fraco para entrar."

"Será que, à medida que você vai vivendo, andando, viajando, vai ficando cada vez mais estrangeiro? Deve haver um porto."

"Ando meio fatigado de procuras inúteis e sedes afetivas insaciáveis."

"Meu coração tá ferido de amar errado." (o meu tb.)

É preciso estar distraído e não esperando absolutamente nada. Não há nada a ser esperado. Nem desesperado." (isso eu ainda preciso aprender)

"Tô exausto de construir e demolir fantasias. Não quero me encantar com ninguém." (ah, como isso cansa!)

"Loucura, eu penso, é sempre um extremo de lucidez. Um limite insuportável." (que linda essa concepção da loucura!)

"Continuo a pensar que quando tudo parece sem saída, sempre se pode cantar. Por essa razão escrevo."

"Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra."

"Tenho dias lindos, mesmo quietinhos" (tenho mesmo!!! rs)

"Que seja doce." (isso é tudo!)

"Fico vivendo uma vida toda pra dentro, lendo, escrevendo, ouvindo música o tempo todo." (80% do meu tempo é preenchido com isso, também)

"Tenho tentado aprender a ser humilde. A engolir o nãos que a vida te enfia goela abaixo. A lamber o chão dos palácios. A me sentir desprezado-como-um-cão, e tudo bem, acordar, escovar os dentes, tomar café e continuar." (É, ser humilde não é fácil... porque ser humilde é foda! rs)

"Penso: quando você não tem amor, você ainda tem as estradas."

"Ah, então foi pra ele que eu dei meu coração e tanto sofri? Amor é falta de QI, tenho cada vez mais certeza." (excelente!)

"Te escrevo, enfim, me ocorre agora, porque nem você nem eu somos descartáveis."

Enfim... isso é só um pouco do Caio. Uma alma linda, uma figura ímpar, um escritor maravilhoso. Quem dera eu tivesse tido a honra de ter sido sua amiga...

2 comentários:

  1. Adorei!!! É mesmo incrível como as palavras têm o poder em nossas vidas. Belas frases!
    Bjos.. Taty.

    ResponderExcluir
  2. fasso de suas palavras as minhas!

    ResponderExcluir